Madrid, sua história
Apesar do local onde atualmente está situada a cidade ter tido ocupação humana desde a pré-história, e de no tempo do Império romano ter pertencido à diocese de Complutum (atualmente Alcalá de Henares), as primeiras referências históricas relevantes aparecem apenas no século IX. Durante o reinado de Muhammad I, foi mandado construir um pequeno palácio na localidade; hoje em dia, no sitio onde antes se erguia esse edifício, está o Palácio Real de Madrid. Em torno desse palácio desenvolveu-se uma povoação de poucos habitantes chamada al-Mudaina.
A povoação foi conquistada em 1085 pelo rei Afonso VI de Castela, na investida militar que visava chegar à cidade de Toledo. A mesquita foi adaptada, e passou a ser uma igreja dedicada à Nossa Senhora de Almudena.
A capital espanhola não tem o charme arquitetônico de Barcelona nem as belezas naturais de outras localidades, como as Ilhas Baleares. Não se deixe levar pelas aparências. A reputação boêmia de Madri é famosa internacionalmente, como provam Chueca e Lavapiés, áreas moderninhas cheias de bares descolados que ficam lotados até amanhecer.
A cidade também é a capital cultural da Espanha. Há excelentes museus, como o Prado, que tem um dos melhores acervos de arte moderna e contemporânea do mundo; o Thyssen-Bornemisza, que narra a evolução da arte européia do século 13 ao 20; e o Reina Sofía, onde está o famoso Guernica, de Picasso.
Madrid com outros olhos.
———
Transporte
———
———
Eventos Culturais
———
———
———